Bloco Campeiro – Cachaça

Locução Bragas

Filho… mas já que começamo brincando com o assunto sobre a cachaça…que tu acha da gente falá sério e contá um pouco da historio da marvada…

 Locução Jr

Acho bom, mesmo…senão vão achar que a gente ta incentivando o pessoal…Mas o assunto é interessante…e, prá quem não sabe, a cachaça passa por um processo de fermentação antes de ser destilada…

 Locução Bragas

E os primeiros relatos sobre a fermentação vem dos egípcios antigos. Diz que eles curavam várias moléstias, inalando vapor de líquidos aromatizados e fermentados, absorvido diretamente do bico de uma chaleira, num ambiente fechado.

 Locução Jr

Existem registros de que os gregos já se utilizavam do processo de obtenção do que eles chamavam de acqua ardens. A água que pega fogo e daí se tornando água ardente …

 Locução Bragas

Mas olha que eu descobri, numa leitura daquelas bem direcionada…que os alquimistas tomaram conhecimento da tal da água ardente, e sairam espalhando que a dita cuja tinha propriedades místico-medicinais, batizando de água da vida, e a eau de vie e andaram receitando como elixir da longevidade….Esses são dos meus….

 Locução Jr

Mas foram os árabes que inventaram equipamentos de destilação semelhantes aos de hoje em dia e assim a produção se espalhou pelo Velho e pelo Novo Continente….Na Itália, o destilado de uva fica conhecido como grappa e em terras Germânicas, se destila a partir da cereja o Kirsch;

 Locução Bragas

Mas é o que eu digo …se não fosse coisa boa não se espalhava…e até na antiga tchecoslováquia, o pessoal destila uma fruta parecida com uma amixa, chamada Sleva e fazem a  eslevovitse, sem falar que na Escócia se populariza o whisky, que é destilado da cevada.

 Locução Jr

E aí segue…na Rússia a vodca, de centeio. Na China e no Japão, o saquê, produzido a partir da fermentação do arroz e é frequentemente confundido com uma aguardente devido ao seu elevado teor alcoólico, mas é na verdade um vinho. Portugal também absorve a tecnologia dos árabes e destila, a partir do bagaço de uva, de onde vem o nome de Bagaceira….

 Locução Bragas

Jr…mas antes que a gente se empolgue e também invente algum tipo de cachaça…vamo de música, prá embriagá de emoção esse domingo véio…porque aqui é o Linha Campeira, o teu companheiro de churrasco…

About these ads

1 Comentário

  1. setembro 16, 2009 às 1:25 pm

    CLUBE RAÍZES DA TRADIÇÃO
    O BAITACA TEM QUE VIR TOCAR UM BAILE…PROCURA!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: