Chiripá

Locução Jr

E recebemos um questionamento do amigo e ouvinte do programa, D. Hermano, sobre o uso do Chiripá. Vamos responder a pergunta?….

Locução Bragas

Mas com todo o prazer. Em primeiro lugar agradecendo o amigo D. Hermano pela participação.

Bueno, prá responder a pergunta, acho interessante a gente fazer uma abordagem histórica, prá situar…Isso eu deixo prá ti.

Locução Jr

Tudo começou quando os Bandeirantes Paulistas atacaram as reduções jesuíticas no Paraguai, obrigando os mesmos a fugirem para o no Rio Grande do Sul a partir de 1626. Com a fundação da redução “San Nicolas”, na chamada Zona do Tape, o agrupamento de várias tribos Guaranis das Missões, dificultou para os padres a convencerem os índios a usar roupa…

Locução Bragas

Imagina…a indiada toda pelada e os padres tentando zelar pela moral, pois eram cobrados pelos eclesiásticos europeus que impunham regras de catequização. Segundo eles, tal costume favorecia a prostituição entre eles e os brancos, que já estavam em bom número no Continente de São Pedro….

Locução Jr

A preocupação dos Jesuítas em vestir os indígenas, levou-os a ensiná-los a tecer pequenas peças de algodão e de lã. A primeira peça a ser executada foi o Chiripá ou “El Txiripá” que na língua dos “Quíchuas” chamava-se de “Chiri Pac” que quer dizer “saia para o frio”.

Locução Bragas

O chiripá é uma espécie de fralda de um simples pano de algodão de forma retangular, enrolado na cintura até os joelhos, presa por uma faixa à cintura. Esse tipo de Chiripá indígena, foi muito usado pelos índios Missioneiros, Guaranis, Jaros, Charruas e Minuanos.

Locução Jr

O Chiripá foi muito usado até o ano de 1865, quando surgiu a bombacha de origem Turca, trazida pelos Europeus. Mas isso já outra história….. Em nossos dias há pouco uso do Chiripá na vida cotidiana. A maior presença está nas apresentações artísticas de Grupos de Danças Folclóricas.

Locução Bragas

Só prá complementar: nos tempos das reduções, as índias usavam um “Tipoy” espécie de camisa comprida, até abaixo dos joelhos, formada de dois panos, costurados nos lados e com abertura para os braços e cabeça e um cordão atado na cintura.

Locução Jr

Ta aí a explicação completa a respeito do chiripá. E já tamo de goela seca de tanto falá. Vamo toma uns mate enquanto escutamos umas músicas…Linha Campeira…o teu companheiro de Churrasco….

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: