Filme gaúcho será exibido gratuitamente no Acampamento Farroupilha

O filme "Contos Gauchescos", do diretor Henrique de Freitas Lima, terá sua primeira exibição pública nesta quinta-feira, às 21h, no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, com entrada franca. Baseada na obra de Simões Lopes Neto e gravada em formato digital, a produção tem no elenco nomes como Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lelis, Tiago Leal, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Ida Celina e outros. A estreia para os cinemas brasileiros está prevista para o primeiro semestre de 2012, em cópias de 35 mm.

Na véspera do centenário (1912-2012), "Contos Gauchescos", de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado de obras de argentinos como Martín Fierro, José Hernandez e "Don Segundo Sombra", de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para a tela é conduzida pelo personagem Blau Nunes (Pedro Machado), um tropeiro leal e valoroso, que participa, com os espectadores de cinco episódios: o documentário sobre a vida e o legado do escritor que abre o filme; e as adaptações dos contos "Os Cabelos da China", "Jogo do Osso", "Contrabandista" e "No Manantial". Com dezenas de personagens, o filme teve uma esmeradíssima produção que se aliou às atrações garantidas pelo roteiro sobre as movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense, além de primorosa ambientação dos usos e dos costumes do pampa, uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.

Filmada em cenários das cidades de Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra ainda lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro, Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estreia no cinema como ator, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini. Mais de 600 pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que permitiu ao filme mais autenticidade e vigor.

A equipe reúne técnicos que formam com Henrique um grupo experiente: a diretora de arte Adriana Nascimento Borba, o diretor de fotografia Eduardo Amorim, o roteirista Pedro Zimmermann, que também assina a direção do episódio de abertura, o montador argentino Cesar Custodio, o compositor Sergio Rojas e a diretora de produção Gina O”Donnell.

Já a versão para televisão, com exibição já acertada com a TV Brasil e TVE RS, terá formato de minissérie, com sete segmentos. Aos episódios que integram o filme serão agregadas as adaptações dos contos "Negro Bonifácio" e "Trezentas Onças". É provável que Pelotas e Jaguarão sediem as filmagens dos novos episódios, o que vem sendo negociado entre as prefeituras municipais e os produtores. A pré-estreia do filme, na próxima quinta, terá presença de diretor, equipe e elenco.

"Contos Gauchescos" é composto por histórias narradas por Blau Nunes, vaqueano que conduz o viajante através dos pagos. Através dele é projetada a imagem do gaúcho gerada pela tradição coletiva: sua grandeza, a hospitalidade, a amizade, a confiança, a audácia e a perspicácia. Simões Lopes Neto também escreveu títulos como "Cancioneiro Guasca", "Lendas do Sul" e "Casos do Romualdo".

Fonte: Correio do Povo
Contos Gauchescos poderá ser visto nesta quinta, às 21h
Crédito: Fernando Reigel / Divulgação / CP

Anúncios

1 Comentário

  1. Johnf596 said,

    julho 23, 2014 às 11:51 pm

    hi and thanks for the actual blog post ive recently been searching regarding this specific advice online for sum hours these days as a result thanks ggfbfbeackge


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: