Aumenta fiscalização contra aftosa na fronteira do Estado

Novo foco no Paraguai obrigou governo gaúcho a reforçar vigilância

Seis equipes da Secretaria da Agricultura começaram a inspecionar propriedades, fiscalizar a entrada de animais e orientar produtores agropecuários a partir desta terça-feira, após a confirmação no novo caso de aftosa no Paraguai, no departamento de San Pedro. O trabalho de trânsito de animais teve início pela inspetoria regional de Ijuí, que compreende a fronteira de Porto Soberbo. As delegacias regionais da Secretaria da Agricultura de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga também farão barreiras móveis no trecho de 200 quilômetros entre Garruchos e Barra do Guarita.

Nas propriedades, serão feitas a recontagem de gado e conscientização dos produtores. Cada equipe conta com um médico veterinário e dois técnicos. A principal ação será bloquear e vistoriar possíveis pontos onde haja o descaminho, ou seja, o contrabando de gado. O diretor do departamento de Defesa Agropecuária, Eraldo Leão, acredita que não há risco de que o rebanho gaúcho seja contaminado. “Vacinamos mais de 4 milhões de cabeças de gado. A vacina impede a manifestação da doença, mas não a entrada do vírus”, disse.

O novo foco no país vizinho se dá três meses e meio após o aparecimento de febre aftosa no Paraguai e apenas 17 dias depois do governo levantar a emergência sanitária em seu território. O caso ocorreu na fazenda Trugger, no distrito de Piri Pukú, a 20 quilômetros do foco do ano passado. Informações extraoficiais divulgadas pela imprensa paraguaia indicavam que 17 das 23 amostras apresentaram reação. A Coordenação Nacional de Febre Aftosa notificou a delegacia regional do Ministério da Agricultura do Rio Grande do Sul nesta terça-feira.
Fonte: Jimmy Azevedo/Rádio Guaíba e Correio do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: